16 Nov
16Nov


No dia 26 de setembro foi possível observar a triste situação do agravamento da seca no Porto SADAO, Cáceres/MT, que se encontra a baía no corredor fluvial do rio Paraguai. No período de estiagem, a baía do Sadao pode ser definida como intermitente, o leito encontra-se com apenas algumas poças de água e longos trechos secos. 

De acordo com informações de moradores, há mais ou menos dez anos a baía do Sadao era navegável o ano todo, sendo que somente diminuía sua lâmina de água, mas não secava. A seca histórica praticamente inviabilizou a navegações de grandes embarcações, tendo em conta que a baía se encontra parcialmente seca, aumenta-se a distância entre o porto e a água, obrigando o transporte de embarcações por via de tratores.

Diante das diversas variações, sejam elas físicas ou antrópicas, evidencia-se que, mesmo enfrentando algumas diversidades, a baía do Sadao continua sendo um local de lazer e ponto de apoio com o rio Paraguai. Diversas chácaras, pousadas e um comércio se encontra na margem esquerda da baía, demonstrando a expansão urbana que está lado a lado com a vegetação e o fluxo hídrico.


Adrienny Gonçalves Basto, estudante de Biologia, UNEMAT/Cáceres/MT

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.