16 Nov
16Nov

Estágio Supervisionado Instituto Gaia Joelia de Freitas Xavier 

O Brasil vive a pior seca dos últimos 111 anos, de acordo com os serviços meteorológicos. O alerta preocupa e vale para cinco estados – Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. O tema “falta de chuva” foi escolhido para tratar em uma atividade prática individual durante o estágio supervisionado no Instituto Gaia, pois também é uma realidade que atinge o município de Cáceres, MT. No dia 28 de setembro de 2021, ocorreu a visita à Estância Nossa Senhora Aparecida, localizada na Estrada das cascalheiras, Gleba Peraputanga cujo o senhor proprietário é o Profº Jair Paulo Xavier de Souza.

 Senhor Jair Paulo, proprietário da Estância desde do ano de 2017, relata que na Estância possui duas represas, a mesma que podemos ver na imagem que encontra-se seca, e uma outra que está na metade. O Proprietário relata também que considera 2021 a pior seca dos últimos 5 anos, por essa preocupação com a chuva ele optou por abrir a represa, porém não contava com a falta de chuva no ano de 2021, e para amenizar o dano comprou 2 bebedouros para sua propriedade. Os bebedouros são abastecidos com a água do poço que a estância possui, Senhor Jair, espera que o próximo ano chova mais, e que os pastos voltem a ficar verdes e represas cheias.

 Observação: A estagiária visitou o local, registrou as fotos de forma segura, lembrando que o senhor Jair, é o seu pai. Durante a pandemia o Instituto Gaia não realizou atividades presenciais.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.