16 Nov
16Nov

Estágio Supervisionado Laboratório Educare 

Rívia Corrêa De Pinho Silva 

No dia 06 de outubro de 2021, foi realizada uma visita individual em campo, atividade proposta durante o estágio no Laboratório Educare. A proposta tinha como objetivo a coleta de sementes de árvores do pantanal. Apesar de ter coletado frutos de jenipapo, jacarandá, bocaiúva e orelha de macaco esse breve resumo fala um pouco sobre o jacarandá que foi a árvore que mais me chamou atenção nas proximidades do bairro DNER. 

Muito conhecido pelo Brasil, o jacarandá-mimoso pode chegar a medir até 15 metros de altura, de copa rala, arredondada a irregular, folhagem delicada, é uma árvore decídua a semi-decídua. Essa planta durante o inverno perde suas folhas e na primavera tende a florescer suas flores de cores arroxeadas, essa época de floração acontece durante a primavera e início do verão. Os frutos surgem no outono, são lenhosos, deiscentes e contém muitas e pequenas sementes. O fruto é cápsula lenhosa, muito dura, oval, achatada, com numerosas sementes. 

Além de representar uma das mais belas árvores da América Latina, essa planta desempenha importantes papéis econômicos e ecológicos, hoje a madeira é bastante utilizada na produção de palitos de fósforos e caixas de madeira, já sua polpa é muito utilizada na produção de papel. Falando no desempenho do papel ecológico, as árvores do jacarandá compreendem uma relevante função no ciclo do carbono, isso porquê tem grande influência quando se trata da regulação de carbono levando em consideração as drásticas mudanças climáticas que ocorrem na América Latina. A espécie em questão é muito utilizada em ornamentação e paisagismo principalmente quando se trata de arborização urbana, dessa forma já existem estudos que visam a produção de mudas do Jacaranda mimosaefolia como grande importância econômica nesse ramo. Portanto, a espécie Jacaranda mimosifolia, é uma planta extremamente importante para a arborização urbana e ornamentação de ruas, praças e parques, decorando pátios e jardins residenciais. 

Ademais, sua madeira é bastante utilizada na indústria moveleira, na fabricação de pisos laminados, instrumentos musicais e em aplicações no interior de automóveis de luxo. Seus frutos são utilizados no artesanato para confecção de bijuterias (INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS).


 Referências bibliográficas

ANTUNES, M. N.; FANOLA, H. C. B. L.; SILVA, T. R.; CAETANO, A. P. O.; CARDOSO, A. D. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE Jacaranda mimosifolia. IX SEAGRUS. 2019. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/seagrus/article/viewFile/9416/9218. Acesso em: 04 nov 2021. GLOBAL TREE. Jacarandá Mimoso. Disponível em: https://www.globaltree.com.br/. Acesso em: 04 nov 2021.

 INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS. Jacarandá Mimoso. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/jacaranda-mimoso. Acesso em: 03 nov 2021.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.