16 Nov
16Nov

Estágio Supervisionado Laboratório Educare 

Paulo Sergio Rodrigues da Fonseca Junior

A coleta de sementes da espécie de Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd (nome popular bocaiúva), ocorreu no dia 22 de setembro de 2021, às 14 horas, no bairro Santos Dumont, na cidade de Cáceres - MT. A atividade de coleta individual faz parte da atividade propostas aos estagiários do Laboratório EDUCARE - UNEMAT e tem como objetivo registrar e coletar espécies arbóreas do Pantanal.  

A bocaiúva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. é uma espécie encontrada em quase todo o território brasileiro. No Pantanal, todas as partes da planta são utilizadas pela população. As folhas podem ser usadas na suplementação alimentar de bovinos e equinos (SANTOS et al., 1997). A madeira serve para construção de paredes, caibro e ripa. Seus frutos, polpa e castanha, são muito apreciados pelo homem, assim como pela fauna doméstica e silvestre. A polpa pode ser consumida in natura (chiclete pantaneiro), cozida no leite com mingau para crianças, em sorvetes ou em receitas com farinha (bolo, pão, sequilhos, recheio de bombom, entre outros). O óleo tem sido avaliado como fonte para produzir biodiesel (GALVANI et al., 2005).

Do ponto de vista ecológico, a bocaiúva é um importante recurso, tanto para alimento de diferentes espécies da fauna pantaneira (como supracitado) ou para colonizar áreas degradadas do bioma. No entanto, por conta da grande expansão urbana que vem ocorrendo e as grandes áreas de pecuária intensiva implementadas no Pantanal, há uma forte pressão sobre as populações nativas da espécie. 

A espécie em si não corre risco de extinção. Porém, para que o uso econômico se mantenha, é necessário que as populações naturais tenham um tamanho mínimo que torne a extração um processo viável. Seria de grande valia a consolidação de um processo de divulgação da importância da bocaiúva como alimento e de como utilizá-la para gerar renda na agricultura familiar.


Referências bibliográficas

GALVANI, F., et al. Potencial da bocaiúva (Acrocomia aculeata) como fonte para óleo para produção de biodiesel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 2., 2005, Varginha. Anais... Varginha: Universidade Federal de Lavras; Prefeitura Municipal de Varginha, 2005. p. 277-281. 

SANTOS, S.A., et al. Utilização das folhas da bocaiúva e do acuri como suplemento alimentar a pasto de eqüinos no Pantanal. Corumbá, MS: EMBRAPA-CPAP, 1997. 8p. (EMBRAPA-CPAP, Comunicado Técnico, 19). Disponível em: https://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/online/ . Acesso em: 29 set. 2021. SLOW FOOD BRASIL. Bocaiúva. Disponível em: https://slowfoodbrasil.org/arca_do_gosto/bocaiuva/ Acesso em: 29 set. 2021.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.