14 Nov
14Nov

A Semana do Rio Paraguai que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro é um evento que envolve várias ações que têm como principal objetivo o acolhimento das necessidades de diferentes povos, que formam as comunidades que vivem com propósitos em comum: a defesa dos seus e a conservação do Pantanal, e também um momento festivo de celebração do bioma e do rio. E uma dessas ações é a Reunião da Aliança Pantanal Sem Limites.

Sendo esta constituída por profissionais e organizações locais da Bolívia, Brasil e Paraguai, que atuam como pontos de referência sobre as questões socioambientais relacionadas ao Pantanal em seu país. Cada organização tem uma grande presença no Pantanal, tendo assim, a confiança dos grupos locais com quem trabalham. 

Formam a Aliança:

Bolivia:  PROBIOMA - Productividad Biósfera y Medio Ambiente, IBIF - Instituto Boliviano de Investigación Forestal, CEDIB - Centro de Documentación e Información Bolívia. ,

Paraguai:  SOBREVIVENCIA - Apoyo Integral a Comunidades Nativas y Ecosistemas - Amigos de la Tierra, CODES - Comunidad y Desarrollo Sustentable.

Brasil: Instituto Gaia, Fé e Vida, REDE de Comunidades Tradicionais Pantaneira, REESOLBIO -  Rede de Empreendimentos da Economia Solidária e Produtos Sociobiodiversidade.

O principal objetivo da sua criação é a promoção da conservação, restauração e gestão sustentável dos principais ecossistemas do Pantanal, como florestas e áreas úmidas, através de um processo de cooperação regional de longo prazo com o objetivo de aumentar a segurança e a soberania alimentar, assim como a provisão segura de água potável, resiliência dos territórios e comunidades locais aos impactos do aquecimento global e gerar uma transição para a energia renovável

Como se trata de uma reunião que discute, principalmente, a conjuntura de cada país, com os temas citados acima, não há a definição de periodicidade, mantendo-se anual a reunião  dos coordenadores, podendo ser modificado para atender a situação dos países que a compõem. E mantendo-se a realização de uma reunião mais ampla, a cada dois anos, com as comunidades de base. Sendo a última realizada no ano de 2018. A pandemia da COVID-19 não permitiu sua realização presencial em 2020, acontecendo de maneira remota, pois foi prioridade a prevalência de cada um em seu país, evitando-se o risco de contaminação. 

Com medidas de segurança e alguns cuidados, foi possível sua realização neste ano, durante a Semana do Rio Paraguai. Puderam estar presentes somente os representantes da Bolívia, do PROBIOMA e IBIF, e do Brasil, Instituto Gaia Pantanal, REESOLBIO,  FÉ e Vida, REDE, sendo assim, uma reunião bilateral, Brasil/Bolívia, sem deixar os apontamentos do Paraguai de fora, mesmo que posterior à reunião presencial. Que aconteceu no acolhedor Recanto Santa Rosa, em Cáceres-MT, no Pantanal, com início na manhã do dia 13 de novembro.

Um círculo de mãos dadas, com um misto de emoção e comprometimento foi formado no gramado, para que todos os presentes se apresentassem e se identificassem, a sua casa, a sua origem e a sua representatividade. Comunidades tradicionais, povos originários, jovens, estudantes, integrantes de cooperativas locais e regionais, e especialistas afirmaram o seu sentimento de pertencimento e de coragem para a luta, que busca o respeito com os interesses do  coletivo.  

Com grande entusiasmo, Aguinaldo Muquissai Massavi, líder da Comunidade de base, Aldeia Vila Nova Barbecho, dos Chiquitanos não Aldeados e sua família, e o Grupo Beija-Flor, contemplaram a todos os presentes com uma bela dança - Curussé, que é apresentada em datas festivas, como um rito dos povos chiquitanos. 

Estando todas as gerações chiquitana presentes - Pai, mãe, filhos, tios, irmãos e anciãos. Uma celebração da tradição indígena chiquitana, ao som dos instrumentos musicais e  presença da bebida tradicional, chicha, que é feita de milho ou amendoim.

Por: Maura Palocio, Uirandi Artioli e Wisllene Souza. 

Fotos: Instituto Gaia Pantanal

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.