13 Nov
13Nov

No primeiro dia de atividades da Semana do Rio Paraguai, realizado este ano dos dias 11 a 14 de novembro, o Instituto Gaia Pantanal esteve presente no Intercâmbio agroecológico, realizado em duas comunidades tradicionais aqui do Mato Grosso, a Comunidade da Serragem e Zé Alves, na Morraria de Nossa Senhora do Livramento e Poconé.

A Semana do Rio Paraguai é uma somatória das lutas de vários povos, trazendo para além da apreciação e gratidão, o sentimento de pertencimento e persistência no Pantanal, nos diversos segmentos envolvidos. Trazendo para diálogo temas ligados à proteção, regeneração e restauração das espécies nativas, o uso correto dos recursos hídricos, a manutenção dos povos originários e o seu modo de viver, a agroecologia e seus princípios, a valorização da cultura e da tradicionalidade, incorporando no debate as ameaças persistentes e que com muita sabedoria, resistência e luta serão, mesmo que aos poucos, superadas.

Esse evento é promovido por Instituições, coletivos e ONGs parceiras do Programa Humedales sin Fronteras, do qual o Instituto Gaia participa, estava previsto para realização em julho, mas devido as recomendações sanitárias diante da pandemia por COVID-19, foi transferida para o mês de novembro. Estiveram presentes: 

IBIF - Instituto Boliviano de Investigación Forestal, Instituto Gaia Pantanal, PROBIOMA - Productividad Biófesra y Medio Ambiente, Fé e Vida, FORMAD - Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento, JRB-PAN - Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal, PesquisAção, Escola de Ativismo, Comitês Populares do Rio Paraguai/Pantanal, REDE de Comunidades Tradicionais Pantaneira, alunos e professores da UNEMAT,  REESOLBIO - Rede de Empreendimentos da Economia Solidária e Produtos Sociobiodiversidade, autoridades - Lúdio Cabral e Cezare Pastorello, e artistas locais. Vale ressaltar que os eventos realizados dentro da Semana do Rio Paraguai são abertos para toda a população, que demonstrou expressivo comparecimento.

O Intercâmbio teve início às 06:30 da manhã, com ponto inicial na Comunidade da Serragem, na Morraria, que fica no município de Nossa Senhora do Livramento, a 100 km da capital Cuiabá, constituindo-se o lar de mais ou menos 20 famílias. Participaram: PROBIOMA, I.GAIA, REDE, REESOLBIO E IBIF. Lá foram discutidas ações que promovem a agroecologia no território, como o SELO de Identidade Agroecológica sem Fronteiras e a Plataforma de Identidade Agroecológica sem Fronteiras no Brasil, com trocas de experiências e diálogo com sugestões do seu regimento.

É muito importante que o regimento deste SELO esteja bem consistente e esclarecido para os agricultores e agricultoras das comunidades, pois é ele que garantirá sua legitimidade como produtores agroecológicos, e também a credibilidade em sua produção. Em seguida foram apresentadas aos participantes algumas das técnicas utilizadas pelos agricultores e agricultoras da comunidade e de comunidades vizinhas.

Como atividade prática, foi feita uma visita a um SAF - Sistema Agroflorestal, da comunidade da Serragem,  e após o almoço as atividades foram em outra comunidade - Zé Alves, onde foi apresentado o processo de beneficiamento do cumbaru, que é bastante utilizado como matéria prima para a produção de artigos da culinária, como o pão de baru e doces, também foram apresentados o processo de produção das rapaduras com sabores, característica dessa população, tradição presente na família Ponce, de Poconé. 

Os integrantes do IBIF que estiveram no intercâmbio, são de comunidades tradicionais de San Ignacio de Velasco, na Bolívia, alguns vivendo até 15 km do centro da cidade, onde praticam suas atividades agroecológicas e puderam compartilhar com os morroquianos e demais pessoas seus conhecimentos e levar um pouco do conhecimento daqui. Traçando-se assim, uma conectividade grandiosa de experiências. 

A realização desse intercâmbio é uma oportunidade de coletividade, da soma de lutas de diferentes povos, pertencentes a um território comum: as áreas úmidas (humedales).

O Instituto Gaia e seus parceiros agradecem a todos, todas e todes que estiveram presentes na abertura da Semana do Rio Paraguai

Por: Maura Palocio, Uirandi Artioli e Wisllene Souza

Fotos: Instituto Gaia Pantanal

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.