15 Nov
15Nov

As feiras agroecológicas são mais que um espaço de comercialização de produtos, é um espaço em que as comunidades interagem e compartilham as lutas durante a sua trajetória como produtor agroecológico. No Pantanal é característico a presença das comunidades tradicionais e das comunidades indígenas. Surge então a premissa da criação de uma feira específica para esses produtores, com realização dentro da Semana do Rio Paraguai como encerramento das atividades.

 O Instituto Gaia é o organizador da Feira Agroecológica desde o ano de 2019 sendo organizada e montada na Semana do Rio Paraguai. Nos anos de 2020 e 2021 não foi possível sua realização em decorrência da pandemia. Para não passar em branco, em 2021 no dia do Rio Paraguai foram montadas cestas com produtos prioritariamente agroecológicos e da agricultura familiar camponesa, para serem entregues a famílias em situação de vulnerabilidade, seja social, econômica e ambiental.  

Com o passar dos anos os produtos agroecológicos ganharam destaque quando se trata da alimentação saudável e consciente, portanto é necessário que mais pessoas conheçam e tenham acesso a esses produtos. A Feira Agroecológica Pantaneira foi instalada na SMMADE (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) antiga SEMATUR, na manhã do dia 14 de novembro, último dia das atividades da Semana do Rio Paraguai. Mesas foram dispostas para a exposição dos artigos a serem comercializados, ficando expostos antes e depois da Audiência do Rio Paraguai. 

A Audiência Pública foi transmitida pelo canal da Assembleia Legislativa de MT que pode ser acessada no link Sessão Especial Comemoração ao Dia Estadual do Rio Paraguai 14/11/2022. A mesa da audiência foi composta pelo capitão tenente Salles da Marinha que representa os portos de Mato Grosso; Danúbia da Silva Leão presidente do Instituto Gaia; Herman de Oliveira do FORMAD, Fran Paula da FASE; Cláudia Sala da Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneira; Neuzo Antônio de Oliveira representando os Comitês Populares; Rafaela do STTR; Nério Associação Regional de Produtores Agroecológicos, Sonia Marcia de Arruda acessora técnica representando a pró reitora de extensão Leonarda Neves da UNEMAT; e o Deputado Estadual Lúdio Cabral. 

A feira agroecológica é uma tradição durante a Semana do Rio Paraguai, sendo sua mobilização e organização iniciada no mês de setembro pela REESOLBIO, Instituto Gaia e  REDE de Comunidades Tradicionais Pantaneira e vinculada aos Comitês Populares do Rio Paraguai. 

Estiveram presentes mais de 35 empreendimentos de diferentes localidades, inclusive com artesanatos vindos da comunidade chiquitana Sañorama de San Ignacio de Velasco na Bolívia. 

Sendo a Feira Agroecológica um momento em que os empreendimentos da Economia Solidária e produtos da sociobiodiversidade vinculados ao Projeto Humedales sin Fronteras podem apresentar seus produtos à comunidade e a toda a população que comparece nos eventos da Semana do Rio Paraguai. Esse ano houve uma grande variedade de produtos, desde artigos alimentícios como rapaduras, bombom de cumbaru, pastel, mel, cerveja artesanal e doces. Também estavam presentes as tradicionais violas de cocho, a tradicionalidade indígena do cocar, dos colares, pulseiras e brincos feitos de sementes e penas. 

A notável presença das mulheres na direção da Feira é um sinal que cada vez mais elas ocupam o comando de suas famílias, se pondo na organização e na coordenação de eventos como esse. O que é muito importante na construção de espaços mais equitativos. Tendo a Feira Agroecológica um resultado muito positivo em questão de comércio e de cidadania.

Por: Maura Palocio, Uirandi Artioli e Wisllene Souza

Fotos: Instituto Gaia Pantanal, Ana Paula Teixeira da Silva

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.