Audiência pública realizada em Cáceres-MT

O Projeto “Restaura Pantanal” foi lançado oficialmente para a sociedade civil durante uma audiência pública ocorrida em Cáceres (MT), na quinta-feira (dia 27/04) com o tema “Restauração da biodiversidade, conservação das águas e prevenção dos incêndios das áreas úmidas do Pantanal - Estação Ecológica de Taiamã”. A ação, encabeçada pelo Instituto Gaia, foi fruto coletivo dos esforços empregados pelas diversas entidades envolvidas, dentre elas a UNEMAT, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cáceres, EcoPantanal, Colônia de pescadores Z2 de Cáceres, Rede de comunidades tradicionais Pantaneiras, Reserva da Biosfera do Pantanal e IFMT. O projeto “Restaura Pantanal” recebe financiamento através do programa do GEF Terrestre, coordenado pelo Funbio (Fundo Brasileiro para Biodiversidade) e MMA (Ministério do Meio Ambiente) e possuirá duração de um ano - sendo concluído em maio/2023.

Logo após a fala inicial dos convidados da mesa (que incluiu o deputado Lúdio Cabral e o vereador Césare Pastorello), a coordenadora do projeto professora draª Solange Ikeda Castrillon fez uma breve apresentação caracterizando as áreas de atuação da equipe na Estação Ecológica de Taiamã e nas nascentes contidas no Corredor Biocultural das áreas úmidas - locais que se relacionam com outros projetos em andamento, como o PELD II (Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, promovido pela UNEMAT) e o fortalecimento de iniciativas de conservação, restauração e agroecologia no Pantanal através da organização Humedales Sin Fronteras. A presidente do Instituto Gaia, Danúbia Leão, também fez suas considerações acerca da importância das parcerias presentes e da participação do público na condução do projeto. Em seguida, o servidor Daniel Kantek, coordenador da E.E de Taiamã, apresentou a dinâmica de combate ao fogo na estação e os desafios enfrentados durante os incêndios de 2020, trazendo a atenção para o manejo racional do fogo e para a necessidade de restauração das áreas afetadas. 

Após a apresentação do corpo técnico que constitui a equipe envolvida no “Restaura Pantanal” - professores, técnicos, estudantes e profissionais, o microfone ficou disponível para a fala livre dos ouvintes. A participação da sociedade civil e de outras entidades/organizações que atuam no território na decisão das estratégias utilizadas para a restauração (o “aprender a fazer”) é crucial para que tenhamos um projeto completo, eficaz e democrático, que considere as múltiplas vivências e extensos saberes da população local. É a partir dessa necessidade plural de união que o integrante da equipe Angelo Lima puxa, durante a audiência, o tema da construção do “Pacto pela Restauração do Pantanal”, processo que foi iniciado em 2021 e cujo objetivo é o de fortalecer as articulações para ampliar as áreas de restauração no Pantanal. O incentivo à participação da população na construção do Pacto e do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) também foi estimulada através da dinâmica de “nuvem de palavras”, na qual os presentes foram convidados a responder algumas perguntas norteadoras, dentre as quais “Qual a melhor ação para garantir a existência das áreas úmidas do Pantanal?”.

Foto: Miguel Ângelo (2022)

A audiência se encerrou com os agradecimentos gerais aos que compareceram e opinaram sobre o projeto “Restaura Pantanal”. Todos foram convidados a preencher uma ficha de feedback disponibilizada pela equipe, para compartilharem suas opiniões e sugestões acerca do projeto e da audiência.

A convocação da população (que já passa de 200 pessoas) para participação na construção do projeto e do PRAD através das audiências públicas - visto que a primeira foi realizada na FCARP, em Araputanga - é uma das inúmeras atividades que vêm sendo desempenhadas pela equipe e parceiros. Idas à campo, coleta de sementes, plantio de mudas, reuniões de planejamento, articulações institucionais e outras ações também são executadas diariamente, garantindo a evolução da restauração em seu sentido mais amplo - de pessoas e da natureza como um todo.