01 Feb

O Instituto Gaia, e 40 instituições parceiras, se reuniram para dialogar e iniciar a construção de um pacto pela restauração do Pantanal por meio de uma mobilização, articulação e participação social de todos os setores da sociedade.

Os diálogos revelaram  a situação de como se encontra o Pantanal, como os impactos estão ameaçando o bioma, as consequências disso para sua biodiversidade como as drásticas mudanças durante os períodos de secas extremas, incêndios, instalação de empreendimentos como a Hidrovia Paraguai-Paraná e as Pequenas Centrais Hidrelétricas nos rios que drenam o bioma.

Estes e outros assuntos têm se tornado temas recorrentes durante reuniões realizadas pelas instituições que compreendem a necessidade de construir uma política de restauração do Pantanal.

No ano de 2021, o Instituto Gaia e instituições parceiras (STTR, Colônia Z2, EcoPantanal, UNEMAT e IFMT) , aprovaram junto ao FUNBIO e MMA o projeto “PROJETO DE RESTAURAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS E PREVENÇÃO DOS INCÊNDIOS DAS ÁREAS ÚMIDAS DO PANTANAL - ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAIAMÔ, que tem como um dos objetivos “Fortalecer a sustentabilidade e continuidade de projetos de recuperação de áreas degradadas por meio da construção de um Pacto pela Restauração do Pantanal.”

Equipe do Instituto Gaia na produção de mudas no Viveiro Educador em parceria com o Laboratório de Educação Ambiental e Restauração Ambiental, localizados na Cidade Universitária, UNEMAT, Cáceres, Mato Grosso.

Este Projeto é regido pela Cooperação Técnica do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) CHAMADA 01/2021, cujo objetivo é a chamada que visa selecionar: (1) projetos de recuperação de áreas degradadas e combate a incêndios florestais no interior e/ou entorno de Unidades de Conservação do bioma Pantanal; e (2) projetos de fortalecimento da cadeia produtiva associada à recuperação por meio de atividades de pesquisa, extensão e/ou difusão de tecnologia voltadas à recuperação da vegetação nativa e à produção e oferta de sementes e mudas de espécies nativas nos biomas Pantanal, Caatinga e Pampa. 

Além das atividades acima, está previsto a construção do Pacto pela Restauração do Pantanal que terá como objetivo fortalecer as articulações para ampliar a área de implementação de programas de restauração do Pantanal. 

Live “Vamos Construir um Pacto pela Restauração do Pantanal?” transmitida pelo Instituto Gaia pelo canal do Youtube Instituto Gaia Pantanal, em 17/12/2020, Cáceres, Mato Grosso.

O Pacto será construído de forma participativa, passando pela metodologia, a construção do pacto em si e a implementação do pacto que se dará ao longo da execução do projeto de restauração buscando colaborar com a articulação e mobilização das instituições para os seus objetivos.

Veja mais em: https://www.institutogaiapantanal.com/not%C3%ADcias/vamos-construir-um-pacto-pela-restaura%C3%A7%C3%A3o-do-pantanal


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.