03 Dec
03Dec

03/12/2021

Instituto Gaia, Cáceres, Mato Grosso.

O rio Paraguai receberá os Canoeir@s e Caiaqueir@s no RETORNO DAS ÁGUAS reunindo pescadoras e pescadores de comunidades tradicionais do Pantanal e praticantes da pesca esportiva e de caiaques.


Juntamente com as águas dos tributários do rio Paraguai as pessoas transitam em suas canoas e caiaques pelos mesmos caminhos, mas nunca tem a oportunidade de se reunir, conhecer e celebrar, nesse sentido O RETORNO DAS ÁGUAS: PRIMEIRO ENCONTRO DE CANOEIR@S E CAIAQUEIR@S DO PANTANAL reunirá estas mulheres, homens e jovens que conhecem, defendem e sabem que sem água não há vida.


O encontro tem como um dos objetivos realizar um percurso pelo rio Paraguai para comemorar o retorno das águas reunindo diferentes grupos sociais nesse período marcado pelas chuvas das cheias do Pantanal (novembro-março), nesse momento que o bioma se recupera após um intenso momento de seca, incêndios entre outros impactos ambientais que sofre incessantemente. 

 O evento não será de caráter competitivo, mas sim festivo e de diálogo entre pessoas com estilos de vida e cultura diferentes que vivem ou vem de longe passear no Pantanal, que se utilizam do mesmo território e águas para o seu sustento e/ou lazer.  


O ponto de partida e chegada será na Praia do Daveron, onde contará com um espaço organizado para acolher os canoeir@s e caiaqueir@s e visitantes que queiram prestigiar o evento e ainda contará com um pequeno espaço de exposição resgatando a história que deu origem as canoas e caiaques e algumas apresentações culturais.


Venha prestigiar o RETORNO DAS ÁGUAS: PRIMEIRO ENCONTRO DE CANOEIR@S E CAIAQUEIR@S DO PANTANAL que será realizado no dia 11 de dezembro de 2021 a partir das 7 horas da manhã, na Praia do Daveron, Cáceres/MT.


A organização é do Instituto Gaia e Rede de Comunidades Tradicionais do Pantanal com o apoio de parceiros local. Contato: institutogaia18@gmail.com.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.