07 Jul
07Jul

Os Comitês de Bacias Hidrográficas foram criados para garantir a gestão e execução de atividades e movimentos relacionados aos recursos hídricos. Atualmente alguns dos integrantes do Instituto Gaia possuem cadeira nesses comitês, mais especificamente em CBHs do Mato Grosso,  como membros titulares ou suplentes.

No mês de maio, a indignação da comunidade tradicional foi claramente sentida através de vídeos feitos por moradores que vivem às margens do Rio Jauru e proximidades.

Esses vídeos circularam no grupo de mensagens do CBH Jauru, onde vários conselheiros puderam ver a exposição.  Nos vídeos, feitos por um morador a situação do Rio Jauru é visível:

Esses vídeos foram feitos no período inicial de seca e o rio já se encontrava assim - com  nível extremamente baixo. E há o agravante de isso ser ocasionado pelo fechamento de comportas das PCHs, causando a oscilação do nível do rio.

Causando inúmeros transtornos aos moradores locais, aos pescadores, e todos que utilizam o rio, como bem comum, e ainda há a questão dos impactos ambientais, tanto no ecossistema aquático, na mata ciliar, e na qualidade de vida dos moradores.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.