25 Apr
25Apr

Equipe do Instituto Gaia visita o viveiro municipal de Araputanga e conhece o trabalho do Sr. José Aparecido Macedo - responsável pela manutenção e cuidados com as espécies mantidas no viveiro.

Um dos eixos de atuação do Programa Humedales sin Fronteiras que o Instituto Gaia faz parte é o da agroecologia. Tema central para uma produção de alimentos saudáveis.


Em um outro projeto em parceria com a UNEMAT e diversas instituições o foco é a Restauração Ecológica e o resultado do trabalho realizado pelo Sr. José Aparecido pela prefeitura de Araputanga no viveiro  é singularmente importante para os dois temas e muito significativo para toda a região. 

As mudas de árvores nativas são utilizadas em trabalhos de restauração de nascentes, que mais do que nunca necessitam de preservação, e as mudas de árvores frutíferas são distribuídas para a comunidade, principalmente para os produtores rurais. 

Algumas das espécies de plantas ornamentais foram e serão utilizadas para melhorar o ambiente das zonas urbanas, inclusive da cidade de Araputanga, que já possui um trabalho de inserção de mudas na avenida Orídia Pimenta.


Para termos uma ideia, foram produzidas 60 mil mudas de espécies nativas, para ornamentação, cerca de 20 mil mudas e em média 800 mudas de espécies frutíferas, para serem distribuídas para a população.


“É importante salientarmos que o viveiro não é apenas um lugar para produção de mudas, tanto para a restauração e preservação, mas também um lugar de muito aprendizado, já que se trata de um Viveiro Educador, que está aberto para ações de educação ambiental”.

“É isso que fazemos aqui – Restaurando nascentes com a educação ambiental, prática e teórica”, diz Sr. José Aparecido Macedo, que nos recebeu com muita alegria e que nos proporcionou uma tarde de saberes.


Logo depois da visita ao viveiro, a equipe do Instituto Gaia, da qual o Sr. José Aparecido também faz parte, além de ser diretor e também presidente do Comitê de Bacia do Rio Cabaçal, se dirigiu até a FCARP – Faculdade Católica Rainha da Paz, para realização de uma Audiência Pública para tratar do Plano de Recuperação de Área Degradada Participativo EE Taiamã e Entorno, assunto entremeado ao Projeto de Restauração da Biodiversidade, Conservação das Aguas e Prevenção dos Incêndios das Áreas Úmidas do Pantanal Estação Ecológica de Taiamã. 

Se fizeram presentes autoridades, o prefeito de Araputanga, professores, os estudantes e a sociedade civil. Que puderam discutir sobre o projeto e elencar as ações que mais prejudicam a conservação e a realização de projetos de recuperação.



Comentários
* O e-mail não será publicado no site.